A concessão de crédito é a operação mais tradicional nos bancos e financeiras e portanto está sujeita a grandes riscos de inadimplência, afinal nenhum banco quer conceder crédito para um cliente que depois não vá pagar.
Portanto, em todas as solicitações de crédito para financiar um carro, o banco solicita uma série de documentos, que permitem a avaliação do perfil do cliente, suas condições financeiras, qual patrimônio possui, seu fluxo de caixa, nível de endividamento, garantias, patrimônio, capacidade de pagamento e experiências anteriores de crédito, entre outros.
Tipos de financiamento de veículos
Antes de falarmos sobre a documentação, é interessante que você conheça os tipos de financiamentos mais utilizados do mercado, bem como as suas características.
Leasing
O leasing é um tipo de financiamento em que o veículo passa a ser efetivamente propriedade do comprador, apenas quando são quitadas todas as parcelas. Para os bancos, o risco é mínimo, já que eles podem recuperar o veículo, caso as parcelas não sejam pagas, sem precisar restituir nenhum valor ao comprador.
Por isso, é comum haver taxas de juros menores nessa modalidade.
CDC
No CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor o banco empresta o valor total do carro, que já fica em nome do comprador, portanto, não é tão fácil haver a perda do veículo ou das prestações pagas, se acontecer algum imprevisto porém, nesta modalidade a taxa de juros costuma ser maior.
Documentos necessários para financiar um carro
- RG e CPF em situação regular na Receita Federal
- Comprovantes de residência
- Comprovantes de renda
- DUT ou nota fiscal do veículo
- Comprovante do DETRAN (disponível na internet) que mostre a inexistência de débitos do carro (IPVA, multas e seguro)
De posse destes documentos a instituição financeira avalia o perfil do cliente e, se aprovada, define o valor e a forma de pagamento do financiamento.
Atualmente o prazo máximo para financiar um carro varia de 48 até 60 meses, dependendo do banco.